O zumbido no ouvido é um problema que afeta cerca de 25 a 28 milhões de pessoas no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, e causa muito incômodo para quem possui o problema. Por isso, durante o mês de novembro, também é celebrado a campanha Novembro Laranja que tem o objetivo de alertar e conscientizar a sociedade sobre o zumbido, uma condição que causa um ruído constante no ouvido, mesmo quando não há nenhum som externo.
De acordo com a fonoaudióloga Ana Cecília Laranjeira, credenciada ao Cartão Saúde São Gabriel, esse problema é um sintoma que pode ser causado por diversos fatores. “Por ser um sintoma, o zumbido pode ser causado por problemas como cera no ouvido, otite crônica, disfunção na ATM, exposição a ruídos altos, diabetes, hipertensão, disfunções na tireoide, medicamentos e outros”, explica.
Apesar do sintoma consistir em um ruído constante no ouvido, esse ruído pode apresentar variações. “Existem zumbidos do tipo chiado, do tipo apito ou também do tipo pulsátil, que é a sensação do coração batendo no ouvido. Esse último tipo pode indicar algum problema vascular relacionado ao ouvido. Os principais são os tipos apito e chiado.”, afirma.
Como possui diversas causas, a fonoaudióloga indica que o paciente que esteja passando por esse problema procure um fonoaudiólogo para investigar as causas e dar início a um tratamento que seja de acordo com a necessidade do paciente. É importante lembrar que dependendo das causas, quando não tratada pode se transformar em um problema mais grave.