“Diagnóstico precoce aumenta chances de cura do câncer de próstata em até 95%”, afirma médico urologista

O cuidado com a saúde do homem deve ocorrer durante o ano inteiro, mas o mês de novembro traz um alerta para o câncer de próstata, o tipo mais comum entre os homens, representando cerca de 28% de todos os cânceres masculinos. Apesar do Novembro Azul ser bastante difundido, o estigma acerca do câncer de próstata se torna um empecilho para que muitos homens procurem ajuda e façam exames de prevenção.

De acordo com José Ronaldo, médico urologista credenciado a São Gabriel, o câncer de próstata possui diversos fatores de risco, ou seja, pessoas que possuem algum desses fatores são mais propensas a desenvolver a doença. “Os principais fatores de risco são envelhecimento, pacientes que tenham entre 55 e 65 anos; pessoas negras, muitas vezes a doença vem mais agressiva em pessoas negras; e o histórico familiar, pacientes que possuem algum familiar que já tenha desenvolvido a doença”, explica.

Por ser um doença silenciosa, a prevenção da doença está sempre relacionada ao diagnóstico precoce. Quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores serão as chances de cura. “O maior intuito da campanha é a prevenção, quando homens estão cientes dos fatores de risco e, anualmente, fazem os exames de prevenção, as chances de cura podem chegar a 95%. Além disso, nós sempre reforçamos a importância da mudança de hábitos. Praticar atividade física, melhorar a alimentação e diminuir consumo de álcool e tabaco contribuem para diminuir os riscos da doença”, afirma.

O médico reforça que o câncer de próstata é altamente curável quando se faz o diagnóstico precoce. Quando a doença é descoberta em estágio avançado, além das chances de cura serem menores, o tratamento é mais voltado para cuidados paliativos do que propriamente para a cura.