São Gabriel

Compartilhar

Saúde da mulher: cuidados com o corpo e a mente para uma vida saudável

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, a expectativa de vida ao nascer é de 80 anos para mulheres e de 73 anos para homens. Isso se dá por vários fatores, um deles é que as mulheres se cuidam mais do que eles e buscam mais os serviços de saúde. Mas, apesar de se cuidar mais, ainda existe um tabu quando se trata da saúde da mulher. Existem diversos obstáculos que impedem a mulher de conhecer o próprio corpo e cuidar da própria saúde.

A ginecologista Jéssica Florêncio credenciada ao Cartão Saúde São Gabriel, explica que os cuidados com a saúde da mulher começam no autoconhecimento. “É importante conhecer seu próprio corpo, pois qualquer alteração por mais sutil que seja será logo detectada fazendo com que a mulher possa procurar um profissional da área da saúde para investigação! É importante também, cuidar da saúde mental assim como também manter a prática de hábitos saudáveis de alimentação e exercícios físicos. Não se deve esquecer também de realizar os exames de rotina anuais,” afirma a médica.

A ginecologista ainda alerta para as doenças como câncer de mama, colo do útero e câncer colorretal. “Esses três tipos de câncer são os mais comuns na população feminina com uma alta incidência no Brasil. Além deles também temos outras doenças perigosas como a endometriose e o câncer de ovário. Para todos esses problemas, a falta de informação pode influenciar para um diagnóstico tardio e diminuir as chances de cura”, orienta.

A psicóloga Andrezza Matias, também credenciada ao Cartão Saúde São Gabriel, explica que os papéis desempenhados pela mulher na sociedade podem levar a vários outros problemas. “A multiplicidade de papéis que as mulheres se submetem trazem prejuízos significativos para sua saúde emocional e mental, aumentando casos de Transtornos Mentais Comuns (TMC) caracterizados por sintomas como fadiga, irritabilidade, insônia, dores de cabeça, etc. Trazendo prejuízos significativos na vida pessoal, familiar, profissional, social e no trabalho.

A saúde da mulher engloba o cuidado com o corpo, cuidado com a saúde íntima, planejamentos reprodutivos, métodos contraceptivos, e saúde mental. A junção de todos esses pilares, atrelada a bons hábitos físicos e alimentares fazem com que a mulher viva mais e melhor. “Por isso, praticar atividades que envolvam lazer, exercício físico, liberdade e criatividade, praticando o autoconhecimento e respeitando suas limitações, é a melhor maneira de se cuidar”, conclui a psicóloga Andrezza Matias.