A pandemia da covid-19 ainda não acabou e, por enquanto, estamos tendo que nos adaptar a um novo normal. Com o retorno gradual dos serviços, agora é a vez das escolas que terão que se adequar às normas e protocolos de segurança, além de propor formas de ensino que contribuam para a não propagação do vírus. Mas, mesmo com uma estrutura voltada para atender essas normas, os pais precisam tomar cuidado com as crianças e orientá-las para que elas possam ajudar a combater a doença também.
“A escola tem que ser vista como atividade essencial para as crianças, tanto pelo aprendizado, quanto pela interação com os colegas e atividades físicas. Temos visto que seguir os protocolos de segurança é a melhor maneira de retornar às atividades, então, treinando as crianças e conversando com os professores sobre o distanciamento social, o uso da máscara, lavagem das mãos e o uso do álcool em gel, teremos uma volta segura para todos”, afirma a pediatra Ingridy Sá, credenciada ao Cartão Saúde São Gabriel.
Além disso, a pediatra ressalta a importância da participação dos pais nesse momento, já que eles devem estar atentos ao estado de saúde dos pequenos. “É fundamental que os pais conversem sempre com seus filhos, não mandem as crianças para a escola caso estejam com algum sintoma ou com algum parente próximo que também apresente sintomas. Nesse caso, os pais devem comunicar à escola para que um médico possa monitorar a situação”, alerta a médica.