São Gabriel

Compartilhar

Fatores emocionais podem interferir na qualidade de vida e bem-estar das pessoas, alerta psicóloga

Falar de saúde mental ainda é um tabu dentro da sociedade. A falta de conhecimento e informações sobre o assunto contribuem para o aumento de pessoas com doenças relacionadas ao estado mental, que refletem diretamente no estado físico, nas relações e na vida profissional.

A psicóloga Andrezza Matias explica que fatores emocionais podem interferir na qualidade de vida e bem-estar das pessoas. “Perturbações psíquicas podem afetar o funcionamento do corpo, desencadeando algumas doenças como: refluxo, gastrite, intestino irritável, dentre outras, causando complicações nos sistemas imunológico, endócrino e nervoso. Estresse e sobrecarga emocional podem gerar problemas no sono, alimentação e no gerenciamento das emoções causando um quadro psicossomático”, afirma a especialista credenciada ao Cartão Saúde São Gabriel.

Existem muitos fatores que influenciam para o adoecimento mental, um deles é o contexto moderno. Com o ritmo frenético, tudo muda mais rápido e isso tem exigido mais das pessoas, causando sobrecargas mentais, estresse, medos, problemas familiares e afetivos. Andrezza Matias orienta como identificar sintomas de que as coisas não vão bem psicologicamente. “Ter insônia constante ou sono em excesso, falta de ânimo e dificuldades em realizar tarefas do dia a dia, ansiedade persistente, causando perturbações comportamentais, e a falta de apetite ou compulsão alimentar são alguns indícios significativos de adoecimento psíquico”, alerta.

A psicóloga alerta que a melhor maneira de cuidar da saúde mental é a prevenção, por meio da prática constante do autoconhecimento e do autocuidado, sempre lembrando que mente e corpo andam lado a lado para que o indivíduo seja realmente saudável. “Alguns hábitos podem fazer diferença, como desenvolver suas habilidades emocionais, praticar o autocuidado, respeitar seus limites e realizar atividades que gerem prazer e satisfação. Além de manter cuidados básicos com o sono, alimentação, exercício físico, momentos de lazer e descontração e investir afetivamente na atenção com o emocional”, conclui Andrezza Matias, credenciada ao Cartão Saúde São Gabriel.