Por que as dores nas articulações e músculos aumentam nos dias frios?

Fisioterapeuta explica a razão da persistência das dores neste período e orienta como se prevenir delas

Com o outono indo embora e o inverno se aproximando, os dias frios já começam a dar as caras. E com eles, começam a surgir também as queixas de várias pessoas, que sofrem com dores em diversas partes do corpo, principalmente nas articulações e músculos. Mas, por que as dores aumentam neste período? A fisioterapeuta Dolores Nóbrega, do Grupo São Gabriel, explica.

“Em geral, em dias mais frios, as pessoas tendem a movimentarem-se menos e a encolherem-se na tentativa de manterem o corpo aquecido, e isso leva a contração muscular, que por si só, já causa dores e ainda diminui a circulação sanguínea, levando a menor irrigação das juntas, o que provoca mais dores”, afirma.

A fisioterapeuta explica ainda que as articulações, geralmente, são as partes mais afetadas pelo aparecimento e persistência das dores nos dias com a temperatura mais amena. “Ombros e joelhos costumam ser as articulações mais atingidas pelos efeitos negativos do frio”, ressalta Dolores, que também orienta como prevenir as dores articulares.

“A melhor forma de prevenir essas dores é mantendo o corpo aquecido e ativo com a prática de exercícios físicos. As atividades físicas não devem ser suspensas na época do frio, e caso o indivíduo não consiga se exercitar, deve manter as articulações aquecidas antes de sentir frio. Se as dores se tornam persistentes ou comprometem a qualidade de vida, é preciso procurar um médico que fará, se necessário, o encaminhamento para um tratamento com um fisioterapeuta”, conclui.