Pensar no agora para um amanhã saudável: como envelhecer com saúde

Pessoas idosas são acometidas por várias condições que prejudicam a saúde e qualidade de vida, uma delas é a Síndrome da Fragilidade. A imobilidade dos idosos acarreta diversos problemas como vulnerabilidade física, perda de massa e força muscular, além de comprometimento do equilíbrio. Por conta dessa fragilidade, é muito comum que os idosos fiquem mais propensos a quedas, uma das principais causas de internamento e incapacidade do idoso.

A fisioterapeuta Dolores Nóbrega, responsável pela Fisioterapia São Gabriel, alerta para as consequências dessa síndrome em pessoas idosas. “A perda da massa óssea, muscular e o comprometimento do equilíbrio causados, principalmente, pela imobilidade do idoso, são responsáveis pelo aumento do registo de quedas nessa população. A falta de mobilidade compromete a autonomia e independência do idoso, além de afetar diretamente a qualidade de vida”, afirma a fisioterapeuta.

O envelhecimento é um processo natural, por isso é comum que durante a juventude as pessoas não pensem em como nossos hábitos de agora podem afetar no futuro, por isso é fundamental que durante toda a vida adotemos hábitos saudáveis para envelhecer bem e com saúde. “O indivíduo que pratica atividade física se mantém mais saudável, tanto fisicamente como mentalmente. Atividade física promove bem-estar, interação social, além de melhorar a qualidade do sono, a mobilidade de todas as articulações e o funcionamento do intestino, recupera a força dos músculos e a qualidade da massa óssea”, conclui a especialista em traumato-ortopedia, postura e alívio da dor.

Serviço 
Fisioterapia São Gabriel
R. São Gabriel, 897
(81) 3722-9949