Novembro Azul e a conscientização do câncer de próstata

O Novembro Azul é uma campanha que tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, além da importância de cuidados com a saúde do homem. Segundo o instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, e para o ano de 2020 o Inca estimou mais de 60 mil novos casos no Brasil.

O urologista José Ronaldo, credenciado ao Cartão Saúde São Gabriel, explica que a detecção precoce é o único método de encontrar o tumor em fase inicial e aumentar as chances de cura. “9 em cada 10 homens diagnosticados na fase inicial do câncer de próstata são curados, ou seja, em 90% dos casos conseguimos obter cura do paciente. Por isso, o diagnóstico precoce é tão importante”, afirma o médico.

O urologista também explica que alguns fatores de riscos estão relacionados ao desenvolvimento do câncer de próstata. “Os principais são envelhecimento, pacientes a partir dos 50 anos e histórico do câncer na família. Além disso, homens negros são mais propensos a desenvolver a doença. Em razão disso, é fundamental começar a fazer exames preventivos a partir dos 45 anos nesses pacientes que apresentam algum desses fatores”, pontua.

É comum que muitos homens tenham um tabu em relação a doença e ao exame preventivo, conhecido como o exame de toque retal, isso contribui para o avanço da doença. “Nas fases iniciais, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Muitas vezes quando esse paciente apresenta algum sintoma, o câncer já está em estado avançado e, em alguns casos, perdemos a capacidade de cura do paciente. Por isso, existe o alerta para que homens a partir dos 50 anos procurem o urologista para fazer acompanhamento médico”, conclui o médico.

Serviço
Centro Médico
Rua São Gabriel, 897, Maurício de Nassau
Fone: (81) 3721-6480