Também chamado de resguardo, o puerpério é o período de 42 dias a oito semanas após o parto que demora para que o corpo da mulher retorne à forma anterior à gestação. Além das alterações físicas, o período também é marcado por mudanças emocionais. Na contramão das modificações, as mamas são exceções, que, devido à amamentação, atingem seu desenvolvimento completo no puerpério e não voltam a ser como eram antes da gravidez.
Mas em relação ao útero, o que acontece? Bem, no período da gestação, o útero se estica e cresce para abrigar um bebê que chega a medir mais de 50 centímetros e pesar mais de 4 quilos. É um processo que causa dores nas mães tanto quando estica, como também quando faz o inverso, voltando ao tamanho normal durante o puerpério.
Além deste incômodo, o útero também passa pelo processo da cicatrização da ferida placentária. No geral, o útero volta ao tamanho original ao final do puerpério, ou seja, seis semanas após o parto. Neste período do resguardo, as mulheres podem também sentir cólicas no útero, principalmente durante a amamentação.