Pilates durante a menstruação alivia a cólica e sintomas da TPM?

Durante a menstruarão, um dos efeitos sintomáticos mais presentes e marcantes é a famosa cólica. Aquelas dores capazes de comprometer o bem-estar das mulheres e, por muitas vezes, atrapalhar o dia a dia delas. Associado a isso, os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) atingem boa parte do sexo feminino e costumam ser bem desagradáveis, dentre os mais comuns estão a irritabilidade, indisposição, inchaço e dores musculares.

Mas, em meio a tudo isso, há uma boa notícia. Todos esses efeitos, inclusive as cólicas, podem ganhar um aliado para aliviar as dores e demais incômodos: o Pilates, como destaca a fisioterapeuta do Grupo São Gabriel, Micaela Oliveira.

“O Pilates é um grande aliado nessa fase da menstruação e da própria tensão pré-menstrual, pois seus exercícios aumentam a circulação, diminuindo a retenção líquida, as cólicas e as dores musculares, principalmente na região lombar, são aliviadas através dos exercícios respiratórios, abdominais e pélvicos”, ressalta.

Além de trazer uma redução dos desconfortos psicológicos produzidos pela TPM, como o estresse, nervosismo, ansiedade, tristeza e fadiga, o Pilates traz mais disposição para as mulheres que o pratica. Mas, para obter todos esses benefícios, é necessário praticá-lo de forma constante. “A prática do Pilates libera hormônios que promovem sensação de bem-estar, na medida em que garantem maior disposição, sono mais tranquilo e diminuição da irritabilidade, a grande vilã desse período”, conclui Micaela.