Não precisa de muita coisa para sentir as indesejáveis dores nas costas, que podem ser resultado de várias atividades cotidianas feitas incorretamente, como passar muito tempo sentado no trabalho na mesma posição, ficar horas em pé, carregar sacolas de compras, curva-se para limpar a casa e tantas outras.
Há também quem tenha as dores provenientes de algo mais sério como fraturas, dores crônicas sistêmicas e até problemas específicos na coluna – que são casos que precisam ser acompanhados por um especialista. Nos casos mais simples, é possível se ter uma prevenção com ajustes simples, por isso, separamos cinco dicas que ajudam contra os sintomas de dores nas costas e manter suas atividades.
1-Não fique muito tempo deitado(a)
Ficar na cama por muito tempo pode piorar os sintomas de dor nas costas. Praticar atividades como uma caminhada, respeitando o distanciamento social, ajuda muito na recuperação da dor.
2 – Alongue-se com frequência
Ao fazer alongamentos de forma correta, você contribui para acalmar os espasmos lombares.
3 – Não trabalhe ou exercite-se com muita dor
Evitar movimentos repetitivos que podem causar ou aumentar a dor ajuda muito, além de não forçar um treino estando com dores.
4 – Não esqueça do aquecimento
Sempre que for fazer alguma atividade física, lembre-se de fazer de alongar para evitar lesões e não colocar pressão sobre a coluna.
5 – Não ignore a dor
Caso as dores persistam, mesmo você se cuidando e diminuindo a intensidade dos seus treinos, não a ignore e procure um especialista para tratar de forma mais profunda, antes que o problema se agrave.