Insuficiência cardíaca: entenda a doença do Faustão e como ela pode ser causada

Na última semana, o apresentador Fausto Silva foi internado com insuficiência cardíaca e precisará fazer um transplante de coração. A notícia acendeu um alerta sobre a síndrome, considerada como o estágio final de diversas doenças que acometem o coração e apresenta sintomas de falta de ar, fadiga, inchaço nas pernas e tornozelos, ganho de peso inexplicado, tosse persistente e aumento da frequência cardíaca.

De acordo com o médico cardiologista credenciado ao Cartão Saúde São Gabriel, Hugo Florêncio, a insuficiência cardíaca é uma condição quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo. “O coração não consegue contrair e/ou relaxar adequadamente, nesse caso a síndrome apresenta vários sinais e sintomas que indicam o mau funcionamento do coração”, explica.

Segundo o médico, essa síndrome é o resultado de muitas doenças que podem acometer o coração. “A insuficiência é a consequência de complicações de várias doenças como hipertensão crônica, diabetes mellitus, infarto agudo do miocárdio e outras, por isso, é importante que pacientes que apresentem alguma dessas doenças façam acompanhamento médico para que o problema não se agrave”, afirma.

Em casos graves, o paciente não responde ao tratamento com medicações para melhorar o funcionamento cardíaco, sendo necessário avaliação para transplante de coração, como está sendo o caso do Fausto Silva. Atualmente, o apresentador está internado fazendo o uso de medicações para auxiliar o coração a continuar trabalhando de maneira regular no seu organismo, mas ainda precisa de um transplante.