São Gabriel

Compartilhar

Dia da Gestante: Saiba os cuidados importantes para uma gestação saudável e segura

Cuidar de si mesma e do bem-estar do bebê que está a caminho é fundamental para garantir uma gestação saudável e tranquila. Por isso, o acompanhamento médico desempenha um papel vital. No Dia da Gestante, celebrado nesta terça-feira (15), a médica ginecologista credenciada ao Cartão Saúde São Gabriel, Natasha Rodrigues, explica quais são as recomendações para uma gestação segura e saudável, começando pelo pré-natal.

“O pré-natal é fundamental para o cuidado prévio à chegada do bebê. As recomendações para um pré-natal eficaz e seguro envolvem realizar consultas regulares e de preferência, essas consultas sejam iniciadas antes mesmo da gravidez ou assim que confirmada. Durante as consultas, serão realizados exames e testes para monitorar o desenvolvimento do feto, identificar possíveis complicações e garantir a saúde materna. É importante seguir todas as orientações médicas, comparecer às consultas agendadas, realizar os exames solicitados e tirar todas as dúvidas sobre a gestação para garantir um pré-natal adequado e seguro”, explica.

Além do pré-natal, é importante que a gestante também adote alguns hábitos mais saudáveis para garantir uma gestação tranquila, como manter uma alimentação equilibrada, evitar o consumo de alimentos processados e reduzir a ingestão de cafeína. Também é fundamental praticar exercícios físicos regulares, aumentar a ingestão de água, descansar, evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas. A médica também alerta sobre os cuidados com a saúde emocional durante a gravidez, principalmente por ser uma jornada transformadora na vida da mulher.

“O estado emocional da gestante pode influenciar diretamente o bem-estar do feto e a saúde da mãe. É importante que a gestante encontre formas saudáveis de lidar com o estresse, como praticar atividades relaxantes, como yoga, meditação ou pilates. Manter uma rede de apoio e conversar com familiares ou amigos sobre as emoções e preocupações é fundamental! Caso a gestante esteja enfrentando problemas emocionais mais intensos, é fundamental procurar um profissional de saúde mental para receber um apoio adequado”, conclui.