São Gabriel

Compartilhar

Cuidados com a saúde no verão: saiba como se proteger e evitar problemas de desidratação

Mesmo com a pandemia, o verão é sinônimo de férias, praia e descanso. Agora com a reabertura das atividades, muitos estão aguardando o feriado de fim de ano para aproveitar com a família e amigos no litoral. Mas é preciso ter cuidado com o calor e sol, pois a época mais quente do ano pode trazer graves consequências.

“Quem viaja pra praia tem que estar atento para duas coisas importantes: proteção da pele e hidratação. Todo mundo tem que tomar um pouco de banho de sol, no começo da manhã ou no final da tarde, mas o que acontece é que as pessoas ficam o dia todo exposto ao sol e sem proteção. Então é fundamental o uso do protetor solar ou aquelas camisas UV”, explica Anderson Sobreira clínico geral credenciado ao Cartão saúde São Gabriel.

Além de proteger a pele, é preciso se hidratar com frequência e estar atento aos idosos que precisam de cuidados redobrados justamente por ser um grupo de pessoas mais fragilizados. “A desidratação vai muito além de um desconforto como boca seca e sede, ela pode causar dores fortes de cabeça e a diminuição da pressão arterial. Uma pessoa normal tem que tomar na faixa de dois a três litros de água por dia. Já pessoas idosas, precisam ser individualizadas, saber se ele não tem nenhuma doença de base. Em alguns casos, o idoso precisa beber mais de 2L de água e outros precisam beber menos, a depender de alguma restrição em relação a líquido”, alerta.

É preciso ficar de olho nos alimentos que ajudam na hidratação e equilíbrio da temperatura corporal. “Ter muito cuidado com o uso de bebida alcoólica, cervejas, por exemplo, ajudam na desidratação, o ideal é que se for beber, você intercalar com água. Frutas, grãos e iogurtes são alimentos, leves e refrescantes”, conclui o clínico geral Paulo Sobreira.