Dezembro Laranja: prevenção e conscientização ao câncer de pele

O mês de dezembro é conhecido pela campanha do Dezembro Laranja, um movimento que tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a prevenção ao câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), existem dois tipos de câncer de pele bastante comuns, são eles: o melanoma e o não melanoma. Ainda de acordo com o Inca, o câncer de pele é o tipo de câncer mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no País.

“Os tumores de pele estão relacionados a alguns fatores de risco, principalmente, à exposição aos raios ultravioletas do sol durante a infância e adolescência. Outros fatores como: pessoas com olhos claros, com cabelos ruivos ou loiros, albinos, ou com histórico familiar são mais propensas a ter a doença”, explica a dermatologista Erika Gondim, credenciada ao Cartão Saúde São Gabriel.

Alguns sintomas são comuns e às vezes podem passar despercebidos, mas são fundamentais para o diagnóstico precoce. “O câncer de pele pode se assemelhar a pintas, manchas escuras e verrugas. O paciente também pode sentir ou apresentar: manchas na pele que coçam, ardem, descamam ou sangram, feridas que não cicatrizam em até quatro semanas, lesões de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente”, alerta.

A dermatologista explica como prevenir o câncer de pele. “Evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h. Usar proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV. Usar sempre protetor solar com fator de proteção 15, no mínimo. Além de fazer consultas regulares ao dermatologista, como forma de prevenção. Durante o exame físico, o médico pode diagnosticar de forma precoce o câncer de pele e indicar o melhor tratamento para a doença”, afirma.