A importância da mamografia para o diagnóstico do câncer de mama

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a mamografia é um exame complementar que reduz a mortalidade por câncer de mama. Através desse exame, o câncer de mama e sinais precoces da doença podem ser identificados ainda nos estágios iniciais, evitando os riscos de morte.

Segundo Renato Cabral, responsável pelo serviço de mamografia do Centro de Diagnósticos São Gabriel, a mamografia é um exame não invasivo, no qual a mama é comprimida para identificar sinais cancerígenos. “A mama é colocada uma de cada vez no aparelho e submetida a uma pressão, em seguida o feixe de RX passa através da mama. Ao final do exame conseguimos identificar microcalcificações, pequenos nódulos e áreas de assimetria que não seriam possíveis de identificar com o exame de toque”, afirma.

Por ter maior incidência em mulheres após os 40, o indicado é que a partir dessa idade as mulheres procurem um profissional mastologista para fazer acompanhamento médico e realizar a mamografia de rotina. Existem dois tipos de mamografia, são eles: a digital e analógica. Ambos conseguem identificar sinais de câncer, entretanto, a mamografia digital é o procedimento mais indicado por apresentar melhor qualidade nos resultados. “A qualidade de imagem na mamografia digital é melhor do que a com revelação analógica. O exame digital fica gravado no computador e podemos trabalhar e ver melhor a imagem”, destaca.

Outros exames como ultrassonografia e a biópsia conseguem identificar e fazer o diagnóstico da doença. O Centro de Diagnósticos São Gabriel dispõe de mastologistas para acompanhamento médico, além da mamografia com revelação digital para identificação do câncer de mama.

Centro Diagnósticos São Gabriel
Rua São Gabriel, 383, Maurício de Nassau