Outubro Rosa e a conscientização sobre o câncer de mama e de colo de útero

A campanha do Outubro Rosa é um movimento que tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo com maior incidência em mulheres no Brasil. Ainda de acordo com o Inca, para o ano de 2020 foram estimados mais de 65 mil novos casos de câncer de mama.

Vanessa Leal mastologista credenciada pelo Grupo São Gabriel em Caruaru, explica que a mamografia é o único exame que pode diminuir a mortalidade por câncer de mama. “A mamografia vai revelar a existência de sinais precoces de câncer de mama. Através do exame nós conseguimos identificar microcalcificações agrupadas, quando esse câncer ainda nem chegou no estágio de nódulo”, destaca.

Não existe uma maneira de prevenir o câncer de mama de forma absoluta, mas existe maneiras de diminuir os fatores de risco que podem levar a mulher a ter o câncer. “É importante fazer os exames de rotina e ir ao médico regulamente para que ele possa examinar. Também é fundamental controlar peso, se alimentar bem, tentar viver uma vida com menos estresse, praticando atividade física, evitar abuso de álcool, tabagismo, fumo e reposições hormonais prolongadas após a menopausa. Quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores serão as chances de cura”, alerta a mastologista.

Já o câncer de colo de útero pode ser prevenido e evitado com exames de rotina ao ginecologista. “A partir do momento em que a mulher começa a vida sexual ela já deve fazer o acompanhamento ginecológico e tomar a vacina de HPV, que é a principal maneira de prevenir a doença. O diagnóstico não é uma sentença de morte e a gente tem índices de cura nesses dois tipos de câncer que são muito altos, que se diagnosticados precocemente tem chance de cura de até 95%”, afirma.

Serviço
Centro Médico
Rua São Gabriel, 897, Maurício de Nassau
Fone: (81) 3721-6480