A depressão é uma das principais causas do suicídio e, além da ajuda profissional de um psicólogo e psiquiatra, o consumo de alguns alimentos e a prática de atividades físicas ajudam a prevenir a doença, que pode provocar cansaço, perda de energia, alteração de humor e tristeza profunda.
Segundo a nutricionista Tatiana Nunes, especialista em obesidade e cirurgia bariátrica, alimentos que ajudam na produção de serotonina e dopamina, hormônios responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar no organismo, ajudam diretamente no combate à doença.
“Os alimentos ricos em triptofano, magnésio e vitaminas do complexo B, por exemplo, a banana, ovos, castanhas, leguminosas, peixes, aveia e chocolate amargo, ajudam no funcionamento do sistema nervoso que é responsável pela quantidade de neurotransmissores, como serotonina, dopamina e noradrenalina, substâncias que transmitem impulsos nervosos para o cérebro e causam sensação de bem-estar e prazer”, afirma a nutricionista, que atende na Clínica São Gabriel.
Além disso, Tatiana alerta sobre a importância de fazer acompanhamento de um profissional capacitado. “É indispensável procurar um profissional especializado, pois a alimentação é fundamental para ajudar nas nossas sensações e conforto, aliada à prática de atividade física, para que obtenha sucesso no tratamento nutricional”, conclui.
Dicas:
– Montar um prato colorido;
– Fazer as refeições em ambientes tranquilos;
– Não fazer jejuns prolongados;