São Gabriel

Compartilhar

Saúde também é coisa de homem: a importância dos exames de rotina para a saúde do homem

Segundo IBGE, os homens vivem sete anos a menos que mulheres. O motivo para isso está relacionado aos cuidados com a saúde e estilo de vida que os dois grupos levam. Enquanto as mulheres buscam uma vida mais saudável, os homens evitam e adiam fazer exames de rotina e acompanhamento médico. Esse é um problema que a princípio não faz diferença, mas a longo prazo pode trazer sérias consequências.

O clínico médico Paulo Sobreira, credenciado ao Cartão Saúde São Gabriel, fala da importância dos exames de rotina ou o check-up para prevenir diversas doenças. “O check-up tem que ser feito, no mínimo, a partir dos trinta anos. Quando falamos check-up, falamos de uma maneira clínica e cardiológica. O paciente fazendo os exames de rotina e tendo o diagnóstico precoce de certas doenças, é possível tratá-las no início e evitar consequência graves como AVC, infarto, câncer de próstata e outras doenças”, pontua o médico.

É importante ressaltar que cada indivíduo tem suas peculiaridade e exames específicos determinados para cada faixa etária. Por isso, a importância de se passar pelo clínico, para que ele possa determinar que exames se encaixam em cada dessas especificidades. “Se temos um paciente de 50 anos, devemos checar os níveis de PSA; se for um paciente mais jovem, precisamos ver sua capacidade funcional. O básico é passar por um clínico, de preferência um clínico cardiologista, porque ele vai avaliar o coração, fazer uma bateria de exames e ver o funcionamento de outras áreas do corpo”, afirma o clínico médico Paulo Sobreira.

O mesmo vale para a periodicidade desses exames. Caso o paciente apresente alguma doença ou predisposição, é importante fazer os exames a cada 6 meses ou no período que o médico pedir. Já pacientes que não possuem nenhum problema ou disfunção, podem fazer os exames de rotina pelo menos uma vez ao ano.