“Quando diagnosticado no início, câncer de mama tem 96% de chance de cura”, alerta médico mastologista

O mês de Outubro é conhecido pela campanha do Outubro Rosa, um movimento mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha visa alertar a população para os sinais que podem indicar a doença, sobretudo alertar para a prevenção que deve ser iniciada a partir dos 40 anos, independente do surgimento de sintomas ou não.

De acordo com o médico mastologista credenciado ao Cartão Saúde São Gabriel, Yvson Cavalcanti, os sintomas só costumam aparecer em estágios avançados da doença. “O câncer de mama é uma doença silenciosa, por isso a paciente deve sempre fazer exames regulares para que caso surja alguma alteração nas mamas, seja encontrado de forma precoce, pois quando diagnosticado no início, o câncer tem 96% de chance de cura”, afirma.

Para a população em geral, é recomendado que a partir dos 40 anos já inicie uma rotina regular de prevenção, fazendo o autoexame, mamografias e acompanhamento médico. No entanto, o médico explica que pessoas que tiverem histórico de câncer de mama na família, devem fazer o acompanhamento até 10 anos antes da idade do primeiro diagnóstico familiar.

“Nós sempre alertamos para as pessoas que tiverem histórico da doença na família para ter uma atenção ainda maior. Principalmente se forem familiares de primeiro grau como mãe e irmã. Nesses casos, a paciente deve começar a prevenção 10 anos antes da idade do primeiro diagnóstico familiar, ou seja, se a mãe tiver tido o diagnóstico aos 50 anos, você deve buscar ajuda aos 40 anos, e assim sucessivamente”, explica.

O médico ainda explica que o câncer de mama é uma doença multifatorial, isso significa que ela não possui um fator específico que possa levar a doença. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como: idade, fatores endócrinos, histórico reprodutivo, fatores comportamentais ou ambientais como obesidade , ingesta de alcool e sedentarismo, e fatores genéticos. Por isso, o cuidado deve ser ainda maior, já que não podemos definir a causa da doença.