Profissionais incentivam check up infantil antes da volta às aulas

Com o fim do mês de férias, muitos pais já estão nos preparativos para a volta às aulas dos pequenos. E para que esse retorno seja ainda mais proveitoso, é ideal que a saúde das crianças e adolescentes esteja em dia. Por isso, muitos pais e responsáveis usam esse momento antes da volta às aulas para realizar os exames de rotina das crianças, essenciais na prevenção e diagnóstico precoce das doenças.

De acordo com a pediatra credenciada ao Cartão Saúde São Gabriel, a avaliação médica é essencial nesse retorno pois ajuda na prevenção e diagnóstico precoce das doenças. “O contato com o médico abrange diversos aspectos, desde exames físicos até questionários sobre o desenvolvimento da criança. O acompanhamento de rotina da criança é quem vai nortear a indicação dos exames necessários e identificar algum problema que a criança possa estar apresentando”, explica.

Um aspecto importante do check-up infantil antes da volta às aulas é a atualização da carteira de vacinação. “As vacinas são fundamentais para prevenir uma série de doenças infecciosas, que acabam sendo transmitidas com facilidade no ambiente escolar. Nós sempre orientamos que os responsáveis realizem as consultas de rotina com a frequência determinada de acordo com a faixa etária, pois é a partir disso que conseguimos acompanhar o crescimento e o desenvolvimento (físico, motor e psicossocial), orientar sobre questões relacionadas a vacinas, prevenção de acidentes, alimentação e possíveis problemas ou risco a saúde da criança”, afirma

O profissional vai indicar os exames necessários de acordo com a necessidade da criança. “Em relação aos exames laboratoriais, em pacientes sem comorbidades ou sem  antecedentes devem colher exames para investigar anemia com 1 ano e repetir aos 2 ou 5 anos; a partir dos 10 anos, além do hemograma tradicional é avaliado o perfil lipídico. Pacientes com obesidade, doenças crônicas, história familiar de hipertensão, diabetes e doença coronariana devem ser avaliados individualmente”, pontua.