Médico oftalmologista alerta para os cuidados com a saúde ocular

Durante o mês de julho, é comemorado o Dia da Saúde Ocular, que tem o objetivo de promover a prevenção de doenças oculares, a detecção precoce de problemas visuais e a adoção de práticas saudáveis para manter a visão em boas condições. Através da conscientização, médicos oftalmologistas reforçam a importância das consultas regulares e os cuidados do dia a dia para identificar doenças antes que elas se manifestem de forma visível, a fim de evitar problemas de visão como miopia ou hipermetropia.

De acordo com o médico oftalmologista credenciado ao cartão saúde São Gabriel, Diego Mahon, muitos pacientes questionam se o uso das telas é um vilão para a saúde ocular. “O uso das telas tanto por crianças, quanto por adultos não é o causador de doenças, mas o uso exagerado sem pausas e muito próximo ao rosto é sim um problema. Com as crianças, elas costumam usar o celular ou tablet muito próximo a visão, isso pode no futuro acarretar problemas como a miopia“, explica.

O uso exagerado de telas também é o causador do olho seco, uma condição em que o olho fica ressecado, sendo necessário o uso de lubrificantes oculares. “A luz azul da tela permite que as pessoas fiquem mais tempo concentradas e, consequentemente, deixe de piscar mais vezes ao dia, e no final do dia os pacientes se queixam de sentir o olho ressecado, a visão embaçada e cansada. Nesses casos, a gente recomenda o uso de lubrificantes regularmente“, afirma.

Os olhos também apresentam doenças de forma silenciosa como glaucoma e a degeneração macular, por isso é importante que a população faça consultas regulares ao oftalmologista para poder identificar problemas antes que ocorra a manifestação dos sintomas, visto que, nesses casos, os sintomas podem aparecer em estágios avançados da doença. “O indicado é procurar um oftalmologista desde o primeiro ano de vida da criança para identificar sinais que possam acarretar em doenças no futuro. No caso de adultos, dependendo do paciente, indicamos pelo menos uma vez ao ano“, conclui o médico.