São Gabriel

Compartilhar

Exposição ao sol sem proteção é um dos fatores de risco do Câncer de Pele

Anualmente, o mês de dezembro é lembrado pelo Dezembro Laranja, a campanha de conscientização sobre o câncer de pele. De acordo com o Ministério da Saúde, este é o tipo de câncer mais frequente no Brasil. Por isso, o objetivo da iniciativa é alertar a população sobre os riscos da exposição excessiva ao sol, principal causa da doença, já que as radiações UV podem danificar o DNA das células da pele, levando ao desenvolvimento de tumores.

O médico dermatologista Tiago Novais, credenciado ao Cartão Saúde São Gabriel, explica que o câncer de pele pode ser dividido em dois tipos: melanoma e não melanoma. “O primeiro tipo é o mais grave, devido à sua alta possibilidade de provocar metástase. Já o segundo tipo é mais comum, mas tem alta chance de cura e menor risco de mortalidade, desde que seja detectado e tratado precocemente”, afirma.

O médico explica que os principais fatores de risco são idade, pessoas de pele e olhos claros, com cabelos ruivos ou loiros, histórico familiar com câncer de pele, exposição prolongada e repetida ao sol. Esses fatores aumentam o risco de desenvolver a doença, principalmente quanto atrelados à falta de proteção solar. Por isso, é importante tomar precauções que diminuam o risco.

“Para diminuir as chances, o ideal é ​​evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h. Use sempre proteção adequada, como bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros, barraca e filtro solar com fator mínimo de proteção 30, devendo ser reaplicado a cada duas horas, durante a exposição solar”, pontua.