Pneumologista destaca tratamento e cura da tuberculose

Todos os anos, a data 24 de março é marcada pelo Dia Mundial da Tuberculose, que tem como objetivo conscientizar o público sobre a epidemia global da doença e os esforços para eliminá-la. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo. De acordo com o pneumologista Dr. Amaro Capistrano, credenciado ao Cartão Saúde São Gabriel, é preciso buscar o médico o mais breve possível ao sentir os sintomas, para então aumentarem as chances de cura.

“A tuberculose é uma doença curável. Quando a pessoa sente tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue, seguido de falta de apetite, emagrecimento acentuado, rouquidão, febre baixa geralmente à tarde e cansaço excessivo, ela deve ir ao médico imediatamente para um diagnóstico precoce, podendo então ser curada”, destaca Capistrano, que também ressalta a importância da prevenção e do tratamento.

“A prevenção começa bem cedo, com menos de um ano de idade, ao tomar a vacina BCG. Tratar a doença de forma precoce é outra grande forma de prevenir transmitir a tuberculose. Ao fazer o tratamento correto, após 15 dias – período que a pessoa deve ficar isolada – o paciente já não transmite mais a doença. Mas deve seguir tomando as medicações, mesmo acabando os sintomas, até o médico diagnosticar a cura”, finaliza.