O perigo das dietas malucas

Para chegar ao corpo “ideal”, cometemos vários erros que podem prejudicar a saúde. Hoje em dia, as Dietas Malucas são muito comuns e existem milhares de tipos disponíveis na internet que a, princípio, podem parecer eficazes, mas, com o tempo, mostram-se prejudiciais à saúde.

Segundo a nutricionista Gorete Bezerra, esse tipo de dieta sempre promete a mesma coisa: emagrecer rápido e facilmente, mas não são comprovadas como eficazes. “Dietas malucas cada dia aparecem mais. Entre elas estão a dieta da lua, a dieta da proteína, a dieta da sopa. No ambiente virtual, essas dietas garantem uma enorme redução de peso em pouquíssimas semanas, atraindo pessoas desinformadas ou não, ávidas para melhorar sua condição física, porém, sem nenhum fundamento científico e causando danos ao organismo”, afirma.

A nutricionista ainda alerta para os riscos dessas dietas, que podem causar problemas ao organismo como “fadiga, tontura, dificuldade de concentração, nervosismo, pele seca, queda de cabelo e unhas fracas e mau hálito”, explica.
Para perder peso de forma saudável é essencial o acompanhamento de um profissional, pois só ele, a partir de uma avalição, pode saber quais as necessidades de cada paciente. “O papel do nutricionista é fundamental, desenvolvendo ações de acordo com a realidade da pessoa, orientando e acompanhando o paciente com objetivo da promoção da saúde e prevenção de doenças”, finaliza a nutricionista Gorete Bezerra.