São Gabriel

Compartilhar

Julho amarelo: O que é Hepatite?

 

A campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil em 2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. Mas você sabe o que são as hepatites virais? Elas são divididas em cinco tipos, e são provocadas pelos hepatovírus A, B, C, D e E. Cada uma é transmitida de uma forma diferente, mas todas elas têm em comum o fato de serem doenças silenciosas e de atacarem o fígado, podendo até causar sua falência ou outras complicações.

Os tipos de hepatite mais comuns no Brasil, são a hepatite A, B e C, sendo as duas últimas as mais perigosas. Elas respondem por cerca de 74% dos casos notificados de hepatites virais no Brasil, sendo que a hepatite C esteve por trás de mais de 76% das mortes pela doença no país, de acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde.

Na tentativa de diminuir o número de casos da doença e incentivar o diagnóstico das hepatites virais, principalmente dos tipos B e C, o IBRAFIG – Instituto Brasileiro de Estudos do Fígado lançou esse ano a campanha nacional “Não Vamos Deixar Ninguém Para Trás”, pois de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS, cerca de 1 milhão de pessoas morrem por ano no mundo em decorrência das hepatites virais, com 3 milhões de novos infectados ao ano. E no Brasil, segundo o IBRAFIG, 1 milhão de pessoas têm hepatites virais e desconhecem serem portadores da doença.

Por esse motivo é importante buscar informação, pois a Hepatite C tem cura e pode ser diagnosticada e tratada pelos serviços públicos e privados de saúde. Já a hepatite B tem vacina e tratamento com medicações que interrompem a progressão da doença. E a hepatite A, que atinge em sua maioria as crianças adolescentes, também possui vacina. Se informe, o diagnóstico pode ser feito a partir do exame de sangue e, junto com o médico, buscar o melhor tratamento para cada caso.