Exames de imagem são importantes aliados no combate à Covid-19

Em alta há mais de um ano em todo o planeta, a Covid-19 segue sendo o grande desafio da medicina mundial, com muitas incertezas e descobertas ao longo dos dias em que a doença atinge inúmeras pessoas. Em meio a tantos métodos de prevenção, tratamento e diagnóstico desta enfermidade, estão os exames de imagem, que cumprem papel importante no acompanhamento de cada paciente, seja para detectar um quadro de pneumonia ou para acompanhar a evolução do quadro respiratório, como explica o médico radiologista do Grupo São Gabriel Diagnósticos, Dr. Tadeu Lins.

“O conhecimento da COVID-19 e de suas manifestações nos exames de imagem é de extrema importância para os médicos envolvidos no atendimento, sejam clínicos ou radiologistas. A tomografia computadorizada de alta resolução, mostra-se extremamente útil no contexto atual de pandemia, na avaliação da extensão da doença, em possíveis diagnósticos diferenciais, no controle evolutivo e na pesquisa de complicações”, ressalta.

A Covid-19 tem sintomas semelhantes aos de uma gripe, mas de forma mais intensa, com possíveis comprometimentos do sistema respiratório, que gera a falta de ar, e é preciso ter uma cautela ainda maior quanto ao comprometimento dos pulmões. Por isso, o Ministério da Saúde orienta a tomografia de tórax como exame mais assertivo.

“Com os exames de imagem em mãos, os médicos radiologistas são capazes de apontar o grau da infecção pulmonar, se a lesão no órgão corresponde a uma pneumonia causada por bactéria ou por vírus – inclusive pelo novo coronavírus -, ou mesmo descartar o diagnóstico de COVID-19. Em outras palavras, o laudo do exame pode ser determinante para a escolha do tratamento do paciente e sua possível internação hospitalar”, conclui o radiologista.

Os exames de imagem como a tomografia pulmonar são extremamente importantes e úteis por ser capaz de diferenciar as doenças que tem os mesmos sintomas. Por exemplo, em um paciente com suspeita de coronavírus, a tomografia pode descartar a presença de certas pneumonias virais. Vale salientar que os exames de imagem não determinam o diagnóstico, mas são grandes aliados para a descoberta e tratamento da doença, como um grande apoiador do médico no acompanhamento do caso de cada paciente.