Doenças respiratórias aumentam durante período de inverno

Com a chegada das baixas temperaturas têm aumentado a propagação dos vírus responsáveis por infecções como gripe, resfriado, Covid-19 e doenças como sinusite, rinite, crises de asma e bronquite. Isso porque o tempo frio favorece a disseminação desses vírus e ocasiona o aumento de doenças respiratórias em crianças e adultos.

De acordo com o Ministério da Saúde, entre janeiro e março de 2023, houve um aumento de casos de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) pelo vírus sincicial respiratório (VSR). No sistema de informação do Ministério da Saúde, foram registrados mais de três mil casos de SRAG, em sua maioria, em crianças menores de quatro anos de idade.

Segundo o médico otorrinolaringologista credenciado ao Cartão Saúde São Gabriel, Hélder Macário, os sintomas desse tipo de doença costumam ser bem parecidos, diferenciando-se somente em situações mais graves. “As doenças respiratórias são caracterizadas por obstrução nasal, espirro, coriza, ardência nasal, secreção e tosse. Dependendo do caso do paciente, é importante que ele seja acompanhado por um médico para que o que era uma gripe não se agrave”, explica.

As doenças respiratórias se espalham principalmente pela permanência em locais fechados e mal ventilados, o que facilita a propagação de microrganismos. O médico afirma que as principais medidas preventivas estão relacionadas ao uso de máscara e aos cuidados com o trato nasal. “A lavagem nasal é essencial para o funcionamento do nariz, porque ajuda na drenagem de secreção nasal. Ao fazer a lavagem com o soro, o vírus ou a bactéria que entra através do nariz acaba sendo levada para fora do trato nasal impedindo a infecção”, afirma.