São Gabriel

Compartilhar

Dia Nacional da Tireoide: médico alerta para sinais que indicam problemas na glândula

Responsável pela regulação do metabolismo, equilíbrio hormonal e saúde geral, a tireoide é uma importante glândula do corpo humano que tem o papel de produzir hormônios essenciais para o metabolismo regulador das funções do coração, do cérebro, do fígado e até dos rins. Devido à sua enorme relevância, médicos reforçam a importância de estar atento aos sinais que indicam problemas relacionados à glândula.

 

De acordo com o endocrinologista credenciado ao Cartão Saúde São Gabriel, Ricardo Tavares, os principais problemas na tireoide envolvem a baixa ou a alta produção de hormônios. “Os principais tipos de problema na tireoide são os de hipofunção, quando produz pouco hormônio, os de hiperfunção, quando produz muito hormônio, e o aparecimento de nódulos ou cistos na tireóide“, explica. 

 

Essas disfunções da tireoide podem provocar diversos sintomas que o próprio paciente consegue identificar. No caso do hipotireoidismo, o paciente pode sentir sonolência, desânimo, retenção de líquido, prisão de ventre, queda de cabelo e ganho de peso. Já no caso do hipertireoidismo, os sintomas são o inverso, provocando agitação, insônia, taquicardia e perda de peso. 

 

O médico também alerta para problemas como aparecimento de nódulos ou cistos na tireóide. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de tireoide é o mais comum na região da cabeça e pescoço e atinge 16 mil pessoas por ano, além de afetar três vezes mais as mulheres do que os homens.

 

Os nódulos ou cistos, dependendo da característica genética, não têm idade certa para aparecer, mas é muito comum aparecer em mulheres, geralmente de idade jovem.  Em 90% dos casos, são nódulos benignos que são acompanhados através de ultrassom anualmente e, eventualmente, através da punção.  Ainda assim é importante que o paciente fique atento aos sintomas e sempre faça exames de rotina para um diagnóstico precoce“, finaliza Ricardo Tavares.