Entenda por que a obesidade é fator de risco para a covid-19

Dados da Organização Mundial de Saúde dão conta de que o paciente em condições crônicas pré-existentes, como a hipertensão e a diabetes, apresenta maior possibilidade de desenvolver uma versão grave da Covid-19, se infectado pelo novo coronavírus. Como a obesidade é composta por várias doenças, a exemplo das apontadas, é necessário que se redobre os cuidados com o controle da pressão arterial e do nível glicêmico, além de manter as medidas de proteção à contaminação pelo vírus.

Segundo o Ministério da Saúde, a obesidade voltou a crescer sobretudo entre os adultos de 25 a 34 anos e de 35 a 44 anos, com 84,2% e 81,1% de prevalência, respectivamente. Por isso, o indicado é que os pacientes obesos com pressão arterial e índice glicêmico controlados e sem sintomas gripais mantenham o acompanhamento regular e sem interrupção do uso dos medicamentos sem ordem médica, tenham uma alimentação o mais saudável possível, continuem praticando atividade física em casa e busquem os meios de controle do grau de estresse.

O cirurgião do aparelho digestivo Oscar Barreto, da Clínica São Gabriel, diz que isso só é possível com o acompanhamento de uma equipe multiprofissional. “Aqui na São Gabriel, contamos com o auxílio de psicólogos e nutricionistas, o que traz um resultado positivo, quando o paciente mantém os cuidados indicados. Não é algo simples de lidar, por ser uma doença, mas é algo possível quando se trabalha em conjunto e com motivação”, avalia o médico.

Pacientes obesos não controlados e sem sintomas gripais precisam de cuidados especiais. “Fazer uma reavaliação e definir um novo plano, em busca da estabilização do quadro é o indicado. A atenção com a alimentação adequada, o controle do grau de estresse e a prática de atividade física devem ser seguidos, como no caso anterior”, enfatiza o cirurgião Oscar Barreto.

A Clínica São Gabriel, em Caruaru, está funcionando com atendimentos presenciais desde o dia 10 de junho. O atendimento está disponível pelo Cartão Saúde São Gabriel (com desconto) e  para os públicos particular e conveniados às seguintes operadoras de planos de saúde: Fisco Saúde, Unimed, Amil, Sul América, Bradesco Saúde, Mediservice, Saúde Caixa, Geap Saúde, Colégio Adventista, Life, Camed, Golden Cross, Hapvida, ComSaúde, Postal Saúde, Fundação Assefaz, Moura e Allianz. Para agendamentos, basta entrar em contato pelo 81 3727-9949.

Serviço
Clínica São Gabriel