Dor de coluna tem cura: cirurgia não é primeira opção

Dor de coluna tem cura! Não se está condenado a ficar incapacitado e sentir o incômodo para o resto da vida. O mito de que esse tipo de quadro ocasiona invalidez remonta ao tempo em que não existiam tratamentos para a reabilitação do paciente. Com a evolução da medicina e a aplicação de técnicas adequadas, foi possível proporcionar qualidade de vida para pessoas com o quadro clínico. Mas, para buscar o tratamento ideal para cada caso, é preciso contar com o diagnóstico e orientação de um ortopedista ou neurologista.

O procedimento cirúrgico não é a primeira opção, como alerta a fisioterapeuta Dolores Nóbrega, da Clínica São Gabriel. Ela explica que, antes, o médico adota a tríade prescrição medicamentosa, fisioterapia e repouso. “Cirurgias só são indicadas quando o paciente não responde a nenhum dos tratamentos. Técnicas de fisioterapia convencional, hidroterapia, pilates, além de terapia manual, como RPG (Reeducação Postural Global), osteopatia, quiropraxia e outras entram como principal tratamento conservador”, detalha a especialista em terapia manual e traumato-ortopedia, com especialização pelo método de RPG, de Osteopatia e Busquet.

Dolores Nóbrega explica ainda que há quatro tipos de dores de coluna: a que acomete a região do pescoço e é conhecida como torcicolo, a que atinge a região do tórax e chega a ocasionar sensação de dificuldade para respirar, além da dor lombar e a sacral. “A lombalgia é a mais comum. A lombociatalgia, quando a inflamação lombar atinge também o nervo ciático, é extremamente incapacitante. Por isso, a necessidade de um diagnóstico preciso, com um profissional habilitado, que indique o procedimento adequado para o quadro específico”, adverte. A especialista, reforça também que o repouso é indispensável e responsável por mais de 60% do êxito.

A Clínica de Fisioterapia São Gabriel oferece serviços nas áreas de fisioterapia adulto e infantil traumato-ortopédica, neurológica, uroginecológica, osteopatia, além de prevenção de quedas de idosos, pilates, RPG, hidroterapia, hidroginástica para adultos, além de natação para bebês e crianças.

Serviço:

Rua São Gabriel, nº 897
Bairro Maurício de Nassau
Tel.: 81 3721.8687